link whatsapp

A psicologia está se tornando cada vez mais conhecida entre as pessoas, porém, muitos ainda possuem dúvidas sobre essa ciência. Afinal, o que é psicologia clínica? Para entendermos melhor sobre esse assunto, devemos abordar alguns pontos que consideramos importantes.

A psicologia clínica

A psicologia clínica é o segmento mais antigo da psicologia, afinal, ela trata pessoas que sofrem com questões de mal-estar psicológico. Um exemplo de grandes e conhecidos profissionais que atuam nesse segmento é Sigmund Freud e Carl Jung.

O psicólogo é o profissional capacitado para identificar patologias mentais e assim, entra em ação para minimizar o sofrimento emocional e ajudar essa pessoa a encarar e lidar com responsabilidade, as consequências de suas ações. E, na psicologia clínica essa também é sua função. Através do relato do paciente, o psicólogo entende quais os pontos que precisam ser abordados com mais urgência e demandam um tempo maior de atenção, e assim, utiliza essas informações como ponto de partida para o tratamento.

Por isso, devemos entender que a psicologia clínica não se caracteriza apenas pelo local em que o profissional realiza seus atendimentos e sim, pela forma com a qual o psicólogo realiza sua abordagem.

Vale destacar que com o passar dos anos, as mudanças que essa área veio sofrendo e a modernização, possibilitou que os atendimentos fossem realizados não apenas de forma individual, mas também em casal, família ou até mesmo em grupo de pessoas, que buscam ajuda para tratar assuntos específicos.

A busca sobre esses profissionais podem se dar por diversos motivos, como a dificuldade para lidar com a perda, questões existenciais, aceitação, problemas familiares, entre outras diversas situações que geralmente as pessoas julgam necessária solicitar esse tipo de ajuda..

A psicologia clínica é uma área dentro da psicologia que visa ajudar as pessoas que buscam trabalhar não apenas distúrbios e traumas, mas também auxiliar o autoconhecimento e evolução como pessoa com a ajuda da psicoterapia.

A psicoterapia dentro da psicologia clínica

Psicoterapia é um dos atendimentos oferecidos dentro da psicologia clínica, onde não existe idade específica para se prestar o atendimento e podem ser disponibilizados também para casais, famílias ou grupos de ajuda.

A psicoterapia se trata da aplicação de técnicas para tratamento de questões emocionais, busca por autoconhecimento, distúrbios mentais, entre outras, existindo três formas de atendimento: a individual, em grupo e a institucional.

Porém, é importante dizer que cada psicólogo segue uma linha de abordagem que são definidas pelo próprio profissional. Dentro dessas abordagem estão a cognitivo-comportamental, psicanálise, behaviorismo, Junguiana, entre outras..

Quando procurar a psicologia clínica?

Um psicólogo pode ser procurado em qualquer momento de sua vida, independente se estiver ou não com questões emocionais que precisam de suporte para serem compreendidas.

Esse profissional possui bagagem teórica e prática que o possibilitam auxiliar seus pacientes em qualquer circunstância.

Se a pessoa estiver com dificuldades para lidar com situações difíceis, por exemplo, no trabalho, relações amorosas, problemas dentro da família, ansiedade, estresse, entre outras questões que estão sendo incômodas, é indicado que se procure a ajuda de um profissional.

Principalmente quando se tratam de questões como traumas de infância, dificuldade para superar traumas atuais como o luto, ou um acidente, abuso psicológico e sexual, ou apenas por que sente a necessidade de se abrir com alguém sem receber julgamentos.

Enfim, por esses e muitos outros motivos que é recomendado procurar ajuda de um psicoterapeuta, afinal, o objetivo maior é manter a mente saudável.

A clínica também estabelece programas que melhoram sua flexibilidade, força muscular, qualidade de vida, movimento e postura.

Os nossos tratamentos são de excelencia. Nós tratamos com o objetivo de alta. Você receberá um plano de tratamento, terá um prognóstico confiável e uma recuperação plena.

Porque escolher a FisioMais?

  • Temos horários agendados em todas as especialidades de 07:00 às 21:00.
  • Nossa dedicação salta aos olhos, queremos que você retorne as atividades pré-lesão ou pré-sintomas no menor tempo possivel.
  • Os profissionais da FisioMais são registrados, são especialistas e têm experiência de vários anos de estudo e atendimento.
  • As técnicas de tratamento utilizadas são inovadoras e são as que reúnem maior evidência científica, produzindo naturalmente resultados muito mais rápidos e eficazes.
  • Cada Paciente é atendido de forma individualizada.
  • Os Profissionais da FisioMais possuem carga de treinamento quinzenal. Estamos sempre aprendendo.

Dúvidas frequentes

Você não precisa de indicação médica para iniciar a fisioterapia. No entanto, se você for usar o seu convênio, a maioria deles exige que a guia seja emitida depois de uma consulta médica.

A fisioterapia se concentra em remover a causa do problema, em vez de tratar superficialmente os sintomas. Esse processo pode levar algum tempo, mas os resultados geralmente são mais permanentes, com menos chances do problema retornar..

Embora a abordagem de cada clínica varie, de um modo geral, seu fisioterapeuta fará uma série de perguntas que ajudarão a descrever melhor todos os seus sintomas em detalhes. O seu fisioterapeuta pode realizar testes musculares, de equilíbrio e de rigidez na hora da sua avaliação. Eles vão examiná-lo fisicamente e discutir as descobertas, a causa do problema, e sugerir uma solução e uma plano de tratamento que possa efetivamente tratar sua doença..

O tratamento de fisioterapia Subsequente podem ter duração de 50 minutos a 2 horas, vai depender de cada diagnóstico.

Os tratamentos subsequentes podem ser mais curtos ou mais longos, dependendo da condição e do tratamento necessário. Os tratamentos de fisioterapia subsequentes podem ter de trinta minutos a 50 minutos.

O tratamento administrado pelos fisioterapeutas varia e pode variar de exercício, manipulação, alongamento e massagem de tecidos moles, entre outras opções de terapia. Às vezes, a eletroterapia por ultrassom (o uso de energia elétrica para acelerar o processo de cicatrização, reduzir a inflamação, espasmo muscular e dor), FES e outras correntes podem ser usadas.